DR4 Help
 Archive Intro
 Table Descriptions
 Schema Browser
 Glossary
 Algorithms
 Introduction to SQL
 Form Query User Guide
 Query Limits
 How To
 FAQ
 API
 sdssQA
 Download
 SkyServer Sites
 SkyServer Traffic Page
 Web Browsers
 Contact Help Desk
Usando a ferramenta sdssQA

 A sdssQA é uma aplicação JAVA que pode ser baixada e que fornece uma GUI permitindo aos usuários conectarem-se e efetuarem buscas no SDSS usando SQL. Ela roda nas plataformas Unix, Linux, Windows e Mac. Seu dawnload pode ser feito aqui.  Essa contem as instruções de  o download , instalação e uso.

Baixando e Instalando a  sdssQA

A ferramenta sdssQA é uma aplicação Java que você pode fazer o download como um simples arquivo .jar. Para poder usar  a sdssQA, seu sistema deve ter uma versão Java instalada (versão 1.4 ou superior); que pode ser  baixada do website da Sun .
Rodar a sdssQA é fácil:

  • Linux or Unix: Execute java -jar sdssQA.jar
  • Windows or Macintosh: Duplo-clique no ícone sdssQA para executar.

Dois diretórios são criados no diretório home do usuário:

  1. QA_queries: O local padrão para sarvar suas busca .sql, e  um subdiretório chamado samples, que contem uma amostra das buscas.
  2. QA_data: P local padrão onde são salvas as saídas das buscas.

Começando

Quando você inicia a  sdssQA, uma janela com três painéis ira aparecer. Uma miniatura é mostrada  abaixo  com o nome de cada um dos painéis. Quando rodamos a sdssQA  pela primeira vez o Painel de Resultados não existe, mas esse aparecerá logo que a primeira busca for executada.



 Janela Principal do sdssQA

O três painéis são:

  • The Schema Browser: O painel esquerdo uma visão expandida dos bancos de dados, permitindo ao usuário ver todas as  The left pane provides an expandable display of the entire database contents, allowing users to see all the Tables, Views, Functions, etc., as well as the names of all the columns in the tables.
  • The Query Pane ( Painel de Busca): O painel superior direito é onde os usuários entram suas buscas SQL.
  • The Results Pane (Painel de Resultados): O painel abaixo a direita mostra os resultados que são retornados de uma busca. A porção de resultados mostrada pode ser controlada.

Todos esses painéis podem ser redimensionados ou fechados usando os divisores de painel. A versão mais recente do QA possui janelas "com abas". Quando uma janela é minimizada, aparece uma aba no topo do painel de resultados. Quando uma nova janela é aberta, ela aparece como uma nova janela sobre uma janela já existente,com seu propria aba. Clique sobre a aba para que a janela seja passada para frente.

Entrando, iniciando, e Parando as Buscas

Existem três maneiras de entrar com as buscas no sdssQA:

  1. Digitando sua busca diretamente no Query Pane (Painel de Busca).
  2. Usando um Exemplo de Busca. Esses podem ser carregados via o item do menu File->Open Example Query. Uma caixa de dialogo aparecerá, mostrando os exemplos disponíveis.Clique na busca que você está interessado, e uma breve descrição da mesma irá aparecer.Clique Okay to carregar a busca.
  3. Carregando uma busca que voce salvou anteriormente.Essas podem ser carregadas via o item do menu File->Open Query do menu principal  ou via  o ícone Open no Query Pane (Painel de Busca).

Uma vez carregada a busca você a executa  pressionando o botão com a seta verde  , ou pelo barra do menu principal selecionando Query -> Execute. Quando a busca estiver rodando, o botão do Painel de Busca ira piscas a palavra 'Running', e seus resultados irão aparecer no Painel de Resultados. A seta verde ira se transformar em um quadrado vermelho  , que pode ser usado para parar (ou abortar) uma busca.Você pode também selecionar na barra do menu principal Query -> Cancel  para parar a execução de uma busca. Quando a busca é finalizada (ou abortada) no botão do Painel de Busca estará escrito 'Ready'.


Salvando as Buscas e Saída das Buscas

Você pode salvar ambas as Buscas SQL e as saídas dessas buscas. Primeiro, vamos discutir como salvar as saídas ( ou resultados) de suas buscas.
O sdssQA permite aos usuários salvar as saídas em dois formatos:

  • CSV: Os resultados aparecem no Painel de Resultados, e são salvos no disco como um arquivo csv, comma-separated variable (variáveis separadas por vírgula).
  • XML: Os resultados aparecem no Painel de Resultados , e podemos salva-los no disco como  XML, eXtensible Markup Language (Linguagem de Marcação eXtensiva).

Você seleciona o tipo de sáida qunado salvar os resultados das buscas. Você pode salvar os resultados como segue:

  • Clicando no  botão   Save Query Results (Salvar o Resultado das Buscas) .
  • Selecionando Query->Save Query Results ou File->Save Query Results na barra de menu principal.

Uma janela será aberta onde você poderá selecionar o diretório de destino, a extensão (csv ou xml) e o nome do arquivo. Os usuários também podem salvar a busca  SQL para referência futura. Isso poderá ser feito usando o item da barra de menu principal File->Save Query e File->Save Query As, ou via os icones  Save Query   e Save Query As na barra de menu. Save Query irá sobrescrever o arquivo de busca corrente (mostrado no em cima no Painel de Busca), e Save Query As irá perguntar a você sobre um nome de arquivo.


Trocando de Servidores e Banco de Dados

Uma variedade de banco de dados  está disponível para os usuários QA.Você pode selecionar a qual servidor se conectar assim como o banco de dados desse servidor que deseja fazer a busca. Usando o item do menu Options->Config , e clicando na aba Servers, permite a você especificar a URL de um servidor que deseje se conectar. Somente digite a URL e clique em 'Add'. Se for uma URL valida, os bancos de dados disponíveis nesse servidor irão aparecer no painel da direita da janela. Você pode selecionar um dos bancos de dados e fazer dele o banco de dados padrão para buscas futuras clicando na caixa de seleção marcando 'Default?'.



 Janela de Configuração

Modificando a Configuração da sdssQA

O item do menu Options->Config abre uma janela (como mostrado acima), onde você pode selecionar o banco de dados e modificar as preferências da sdssQA. Você pode fazer o seguinte:

  • Files: Permite a você definir os diretórios onde as buscas e a saída das buscas são salvos.
  • Proxy: Se você  se conectar a Internet via proxy, você deve entrar sua configuração proxy aqui.Você pode salvar múltiplos arquivos proxy.
  • Output: Permite a você ajustar o número de linhas que serão mostradas no painel de resultados (e quais as linhas que serão mostradas).