DR4 Ferramentas
 Começando
 Lugares Famosos
 Obtenha Imagens
     - Campos
     - Espectros
     - Placas
 Movendo o Céu
 Ferramentas Visuais
 Busca
 Object Crossid
 CasJobs
Obtenha Imagens/Dados

As imagens do projeto SDSS estão organizadas em stripes (listras), que são imagens compridas, com 24.000 pixels (2,5 graus) de largura e tipicamente com 1 milhão de pixels (120 graus) de comprimento. O SDSS cobre a parte norte do céu com 45 "stripes" (listras) que se superpõem. Cada uma destas listras é composta a partir de dois runs (turnos) em noites separadas. O telescópio pode completar somente um turno de 8 horas numa dada noite.

Cada run consiste de 6 camcols (camera columns - colunas da câmera); um "camcol" corresponde a cada conjunto de detectores CCD da nossa câmera. Cada camcol obtém imagens em cinco cores, do ultravioleta até o infravermelho.

Nós criamos imagens coloridas tomando as três bandas centrais e atribuindo a elas as cores azul, verde e vermelho. Os camcols, que têm 1 milhão de pixels de comprimento, são divididos em vários fields (campos). Cada campo do SDSS tem 2048 pixels de largura e 1489 pixels de altura. Os campos se sobrepõem ao longo da direção de varredura em 128 pixels. Esses campos podem ser unicamente designados pelos números de run, camcol e field. As imagens dos fields podem ser baixadas clicando em Campos ao lado.

O projeto SDSS usa imagens coloridas para detectar milhões de objetos (no fim, mais de 300 milhões de estrelas e galáxias) em todo o céu do norte. Assim que estes objetos são observados, um programa com um algoritmo sofisticado seleciona alvos para futuros estudos. Usando um outro instrumento, são obtidos espectros detalhados, medidas da energia emitida pelo objeto em função do comprimento de onda. Um espectro nos dá muito mais informeções que uma imagem. Um espectro pode ser usado para estimar a distância e a composição química de uma galáxia ou para determinar a idade de uma estrela.

Nosso sitema pode medir 640 espectros simultaneamente em uma área de 3 graus de largura, usando uma placa espectral. Cada placa é um disco de alumínio onde foram conectadas 640 fibras ópticas. Cada fibra aponta para um objeto que está sendo observado. Clicando em Espectros ao lado, você pode baixar Clicando em Placas você pode navegar pela lista de todos os objetos de uma dada placa, por tipo e redshift, e vê-los individualmente, clicando-os.