DR4 Ferramentas
 Começando
 Lugares Famosos
 Obtenha Imagens
     - Campos
     - Espectros
     - Placas
 Movendo o Céu
 Ferramentas Visuais
 Busca
 Object Crossid
 CasJobs
Obtenha Espectros
Esta página lhe dá acesso rápido a imagens GIF de espectros individuais. Selecione uma placa e uma fibra no formulário abaixo. Se você quiser salvar uma imagem no seu disco, use este serviço. Se você quiser utilizar uma imagem no seu website, sinta-se livre, mas faça referência ao SDSS.
Placa
Fibra      [1..640]

O projeto SDSS usa imagens coloridas para detectar milhões de objetos (no fim, mais de 300 milhões de estrelas e galáxias) em todo o céu do norte. Assim que estes objetos são observados, um programa com um algoritmo sofisticado seleciona alvos para futuros estudos. Usando um outro instrumento, são obtidos espectros detalhados, medidas da energia emitida pelo objeto em função do comprimento de onda. Um espectro nos dá muito mais informeções que uma imagem. Um espectro pode ser usado para estimar a distância e a composição química de uma galáxia ou para determinar a idade de uma estrela.

Os espectros medidos são processados automaticamente pelos nossos programas, que identificam várias características individuais do espectro: linhas de emissão e absorção. Comparando essas linhas observadas com uma lista de medidas de laboratório, nós podemos inferir a velocidade da galáxia ou estrela com relação à Terra. Se o objeto está se afastando, suas linhas espectrais serão deslocadas para os comprimentos de onda maiores: esse é o famosos Doppler shift [desvio Doppler]. Já que o universo se expande uniformemente, os objetos que se encontram duas vezes mais longe, se afastam duas vezes mais rápido. Podemos usar este fato para medir as distâncias das galáxias e finalmente criar um para tridimensional do universo.
Nas imagens dos espectros podem ser vistas anotações: estas são as diferentes linhas espectrais que o nosso programa encontrou. O tipo de objeto e o seu redshift estão escritos na parte inferior da imagem.