DR4 Ferramentas
 Começando
 Lugares Famosos
     - Galáxias
     - Espirais
     - Grupos
     - Aglomerados
     - Interações
     - Artefatos
     - Catálogos
 Obtenha Imagens
 Movendo o Céu
 Ferramentas Visuais
 Busca
 Object Crossid
 CasJobs
Lugares Famosos - Artefatos

Nenhum telescópio ou sistema de processamento de dados é perfeito. E às vezes, meteoros ou satélites passam na frente do campo de visão do telescópio. As figuras abaixo mostram estes "artefatos" - erros e surpresas que aparecem nos dados. A ferramenta de Navegação não exibe os artefatos. Para aprender mais sobre como o SDSS coleta e processa os dados, veja a seção Sobre o SDSS



Este 'fantasma' vermelho é o resultado da luz de uma estrela vermelha próxima e muito brilhante, refletida dentro do telescópio. Embora essas reflexões sejam em geral bem fracas, no caso de fontes muito intensas, elas provocam esse tipo de artefato.


O 'fantasma' azul é o resultado da luz de uma estrela vermelha próxima e muito brilhante, refletida dentro do telescópio. Ele é azul porque foi refletido no detector com o filtro azul.


Um satélite em órbita baixa ao redor da Terra. A variação de intensidade da luz é devida à rotação do satélite.


Um meteoro brilhante flagrado durante a sua entrada na atmosfera da Terra. O rastro é verde, porque foi captado somente em um dos cinco filtros do SDSS.


Um satélite em órbita baixa ao redor da Terra. A variação de intensidade da luz é devida à rotação do satélite. Ele cruzou o campo de visão do telescópio muito rapidamente e parece vermelho porque a sua trajetória apareceu no detector com filtro vermelho, não porque o satélite seja vermelho.


Cada estrela brilhante aparece como uma 'cruz' inclinada na imagem. Isto é um 'padrão de difração', e é causado pela luz espalhada nas quatro hastes que sustentam o espelho secundário do telescópio.




Qualquer estrela, por mais brilhante que seja, ainda é vista como um ponto. Elas apenas parecem extensas, com este 'halo' por causa da luz espalhada dentro do telescópio. Os traços verticais e horizontais são devidos a 'vazamentos' de carga dentro do detector. Nas imagens originais, eles eram muito piores, mas os programas conseguiram remover a maior parte do efeito.
Galáxias Espirais Grupos Aglomerados Interações Artefatos
Messier NGC Abell