DR4 Ferramentas
 Começando
 Lugares Famosos
 Obtenha Imagens
 Movendo o Céu
 Ferramentas Visuais
 Busca
 Object Crossid
 CasJobs
Começando

Bem-vindo às páginas de ferramentas do SkyServer!

As ferramentas do SkyServer permitem que você tenha acesso a todos os dados publicamente disponíveis do Sloan Digital Sky Survey, um dos maiores mapeamentos do céu noturno já feito. Você pode usar os dados do SDSS para aprender o funcionamento do Universo e até para fazer pesquisa científica original!

As páginas de 'Começando' vão te dizer que tipos de dados estão disponíveis no SkyServer e quais as ferramentas são melhores para acessar cada tipo de dado. Estas ferramentas fornecem diversas formas para se observar nossos dados. Algumas ferramentas também possuem páginas de ajuda, que fornecem informações mais específicas de como usar a ferramenta.

Tipos de Dados

O SkyServer oferece acesso a diferentes tipos de dados, mas muitos usuários geralmente se detém a apenas quatro: imagens, espectros, dados fotométricos e dados espectroscópicos. A tabela abaixo mostra o que cada tipo de dado significa:

Imagens

Figuras de objetos celestes, armazenadas como arquivos .jpg ou .fits

Espectros

Gráficos da quantidade de luz emitida por um objeto em diferentes comprimentos de onda. Espectros podem ser usados para se estudar composições e temperaturas dos objetos, assim como suas distâncias em relação à Terra.

Dados Fotométricos

Vários parâmetros medidos a partir da imagem de um objeto, como brilho e tamanho.

Dados Espectroscópicos

Vários parâmetros medidos a partir do espectro de um objeto, como tipo espectral e redshift.

Para aprender sobre outros tipos de dados disponíveis no SkyServer, veja a página Navegador Schema.

Ferramentas

A tabela abaixo fornece uma pequena descrição de cada uma das ferramentas do SkyServer, listadas das mais simples e gerais até as mais complicadas e especializadas. A tabela também mostra quando você deve usar cada ferramenta, com base tanto nas informações que você já conhece, quanto nas informações que você quer encontrar. Clique no nome de uma ferramenta para obter mais informações sobre o que ela faz e como utilizá-la.

Ferramenta O que faz Usar quando...
Lugares Famosos Apresenta uma galeria de lindas imagens do SDSS, com links para informações de cada objeto. você quiser ver algumas lindas imagens obtidas pelo SDSS.

Céu em Movimento

Permite que você aprecie a vista do céu mapeada pelo telescópio do SDSS em seu ciclo noturno.

você quiser ver como o céu se parece ao telescópio do SDSS.

Obtenha Imagens

Permite que você faça downloads de imagens (organizadas pelos números de 'run-camcol-field' do SDSS) e espectros (organizados pelos números de espectro e placa do SDSS).

você souber o número 'run-camcol-field' de uma imagem ou o número espectro-placa de um espectro e você quiser dar uma olhada ou fazer o download da imagem ou do espectro.

Finding Chart

Permite que você crie e imprima uma "finding chart" (imagem astronômica) para um objeto visto pelo SDSS

você quiser usar imagens do SDSS para ajudar a encontrar um objeto com seu telescópio ou simplesmente quando você quiser uma imagem impressa de um objeto do SDSS.

Navegação

Permite que você navegue pelo céu como se movesse uma câmera e também fazendo zoom. Quando você clica em um objeto, obtém um resumo de seus dados fotométricos. Você pode também salvar objetos em um Caderno on-line e depois exportá-los para um programa de planilha eletrônica para análise posterior.

você estiver vasculhando o céu através de objetos para estudar.

Explorador

Permite que você procure todos os dados fotométricos e espectroscópicos para objetos individuais.

você souber o ID (número de identificação) de um objeto e quiser procurar pelos dados dele.

Busca

Permite que você faça uma busca pelo banco de dados por objetos, perto de uma certa posição no céu (em coordenadas radiais ou retangulares) ou com certo brilho.

você quiser encontrar objetos em uma parte do céu.

Busca SQL

Permite que você faça uma busca pelo banco de dados por todos os objetos que possuem quaisquer critérios que você possa pensar, retornando quaisquer dados fotométricos ou espectroscópicos que você pedir. A ferramente de busca SQL é a mais poderosa ferramenta no SkyServer. Astrônomos profissionais utilizam uma ferramenta muito similar em suas pesquisas.

você quiser responder rapidamente a uma questão específica de pesquisa astronômica.

Lista de Imagens

Exibe imagens 'thumbnail' (pequenas) para uma lista de objetos (nome, ra, dec) ou para os resultados de uma busca SQL.

você quiser dar uma olhada rapidamente em uma lista de objetos ou nos resultados da sua busca.

Upload de Objetos

Permite que você faça um upload de uma lista de posições do céu ou placa/fibra, retornando uma lista de todos os objetos do SDSS perto dessas posições.

você tiver uma lista de objetos do céu de outro banco de dados astronômico e quiser encontrar todos os objetos do SDSS perto de cada um daqueles objetos.

Outros Recursos

  • Ajuda fornece informações que te ajudarão a entender como usar o SkyServer. A seção de Ajuda inclui um glossário e uma descrição dos algorítmos de redução dos dados do SDSS.

  • Tutoriais de Como Fazer diz como usar a ferramenta de busca SQL para procurar dados, como fazer gráficos e como analisar dados usando o Microsoft Excel.

  • O Navegador Schema explica como o banco de dados do SkyServer está organizado. Usar o Navegador Schema é absolutamente essencial para se utilizar a ferramenta de busca SQL.