Ajuda do DR5
 Arquivos: Introdução
 Descrições das Tabelas
 Navegador Schema
 Glossário
 Algoritmos
 Introdução a SQL
 Guia Formulário Busca
 Limites de Busca
 Como Fazer
 Perguntas Frequentes
 API
 sdssQA
 Download
 Sites do SkyServer
 Página de Tráfego
 Navegadores Web
 Contatar Help Desk (em inglês)
Arquivos: Introdução

Clique aqui para quaisquer notas liberadas que podem ser aplicadas a essa versão do SkyServer.

O Catalog Archive Server (CAS) fornece acesso aos catálogos de objetos e dados relacionados provenientes do Sloan Digital Sky Survey (SDSS). Esse é um companheiro do Data Archive Server (DAS), o qual permite aos usuários fazer download das imagens (FITS) e espectros brutos provenientes do mapeamento do céu. O SkyServer fornece a interface Web para o CAS.

Organização dos Dados

O Modelo do Catálogo dos dados do SDSS

O catálogo de dados do SDSS é armazenado em um gerenciador comercial de banco de dados relacional (DBMS) - Microsoft SQL Server. Os dados são, portanto, organizados em diversas tabelsas de duas dimensões. As tabelas e as relações de umas com as outras são denominadas como schema no jargão de banco de dados.

Visão diagramática do schema do DR5

Há 3 tipos diferentes de dados nas tabelas - dados de imagens estão no grupo photo de tabelas, dados de espectroscopia e tiling estão nas tabelas spectro e outros dados como documentação ou outras informações sobre os dados de imagens e de espectros, ou seja, metadados, estão nas tabelas meta. Algumas tabelas são também criadas especificamente por rapidez ou conveniência, por exemplo a tabela SpecPhotoAll, que contém uma junção pré-computada de campos relevantes das tabelas PhotoObjAll e SpecObjAll.

As tabelas importantes estão descritas abaixo, juntamente com as visualizações (views) que estão definidas atualmente em cada tabela. Uma visualização (view) é um subconjunto da tabela correspondente que pode ser usado ao invés da tabela - em outras palavras, é uma tabela virtual. Uma visualização é geralmente mais rápida do que se usar a tabela básica, já que carrega apenas um subconjunto dos objetos, mas mais importante, as visualizações que definimos nas tabelas selecionam apenas os objetos que são importantes para a pesquisa científica, deixando de fora objetos não-científicos como céu, QA ou observações defeituosas. Assim, ainda que listamos as tabelas básicas abaixo, na imensa maioria dos casos, você deve usar as visualizações definidas nas tabelas ao invés das próprias tabelas, por exemplo, use as visualizações PhotoObj e SpecObj para pesquisas científicas ao invés das tabelas PhotoObjAll e SpecObjAll.

BESTDR5, TARGDR5 e outros bancos de dados

Há dois conjuntos principais de dados no servidor do catálogo do SDSS - os conjuntos BEST e TARGET que estão armazenados em bancos de dados separados. Cada um contém diferentes re-processamentos dos mesmos dados brutos:

  • o conjunto de dados BEST está armazenado no banco de dados BESTDR5 e representa a última e melhor calibração dos dados brutos. BESTDR5 é o banco de dados padrão para buscas. Outros bancos de dados devem ser especificados explicitamente (veja abaixo exemplos de sintaxe).
  • O conjunto de dados TARGET está armazenado no banco de dados TARGDR5 e representa um instantâneo dos dados tal qual estavam no momento em que o algoritmo de seleção de alvos estava sendo executado, isto é, é a calibração com a qual os alvos espectroscópicos foram escolhidos. Preservar esta versão dos dados é importante para se fazer pesquisa científica.

Os dois bancos de dados possuem o mesmo schema (tabelas), mas os dados são diferentes. O banco de dados BESTDR5 também contém os dados espectroscópicos e de tiling, enquanto que o banco de dados TARGDR5 contém apenas dados de imagem. A imensa maioria das buscas são feitas no BESTDR5.

Há dois outros bancos de dados atualmente no CAS - RC3 e Stetson. Eles contêm fotometria dos objetos dos conjuntos de dados RC3 e Stetson para os quais o SDSS possui medidas. Cada banco de dados contém uma única tabela - a tabela PhotoObj no RC3 e a tabela Stetson em Stetson.

Para escolher um banco de dados além do padrão BESTDR5 no seu query, você deve especificá-lo como <dbname>..<tablename>, por exemplo, TARGDR2..PhotoObj, RC3..PhotoObj, Stetson..Stetson, etc. Uma maneira rápida de obter os campos das tabelas RC3 e Stetson é digitar:

	   SELECT TOP 1 * FROM RC3..PhotoObj  
	   SELECT TOP 1 * FROM Stetson..Stetson  
Por favor, dê uma olhada na página de Introdução a SQL para ajuda adicional com relação a queries em SQL.

O Hierarchical Triangular Mesh (HTM)

Nós construímos um esquema de índice espacial chamado Hierarchical Triangular Mesh (HTM) que decompõe espacialmente a regiao do céu que é coberta pelos dados do SDSS e permite buscas espaciais muito mais rápidas dos dados através de "recortes" em coordenadas.

Índices de Banco de Dados

Além do HTM, que é um esquema geral de indexação para dados espaciais multidimensionais, o próprio DBMS tem a capacidade de definir índices para buscas rápidas em cada tabela. Nós definimos indices em todas as tabelas principais.

Um índice é uma representação, em forma de "árvore", de um subconjunto das colunas de uma tabela que permite buscas muito mais rápidas (em comparação com escaneamentos sequenciais dos dados da tabela) quando restrições envolvendo estas colunas estao presentes no query. Todas as tabelas possuem um índice na chave primária (primary key, identificador único da linha), mas as tabelas maiores possuem índices além do índice da chave primária. EM todas, há 3 tipos de índices:

  • Índice de Chave Primária - índice da chave primária única da tabela.
  • Índice de Chave Externa (Foreign) - índice de uma chave externa (foreign key) de uma tabela, isto é, uma coluna que é a chave primária de outro tabela.
  • Índice de Cobertura (Covering) - um índice que cobre uma ou mais colunas de uma tabela Este é um índice combinado desses campos, fazendo com que as buscas sejam mais rápidas se algum desses campos for incluído na sentença WHERE.
Clique aqui para visualizar uma tabela de todos os índices atualmente definidos nos dados.

Tabelas de Dados de Imagem (Fotometria)

As tabelas e visualizações (views) importantes estão descritas abaixo. Para cada tabela, as visualizações e os índices estão descritos brevemente. Para maiores informações, por favor veja a página de ajuda Descrições das Tabelas assim como os links para as entradas do Glossário que estão incorporadas na lista de tabelas abaixo.

  1. PhotoObjAll - De longe a maior tabela no banco de dados, PhotoObjAll contém os mais de 100 parâmetros para cada objeto de imagem (fotometria). Para a maioria desses parametros, há na verdade 5 linhas, um para cada banda de comprimento de onda. Esta tabela inclui dados de todos os objetos fotométricos, não apenas os objetos científicos, por isso o nome PhotoObjAll (em inglês, all significa todos). A visualização desse tabela que inclui apenas objetos científicos, excluindo céu e outros objetos não identificadosé a visualização PhotoObj. A tabela PhotoObjAll está no banco de dados para que fique completo, mas as buscas de pesquisas científicas são, geralmente, feitas na visualização PhotoObj.
    Visualizações (Views) de PhotoObjAll:

    View NameContentsDescription
    PhotoFamily These are in PhotoObj, but neither PhotoPrimary or Photosecondary. These objects are generated if they are neither primary nor secondary survey objects but a composite object that has been deblended or the part of an object that has been deblended wrongfully (like the spiral arms of a galaxy). These objects are kept to track how the deblender is working. It inherits all members of the PhotoObj class.
    PhotoObj All primary and secondary objects in the PhotoObjAll table, which contains all the attributes of each photometric (image) object. It selects PhotoObj with mode=1 or 2.
    PhotoPrimary These objects are the primary survey objects. Each physical object on the sky has only one primary object associated with it. Upon subsequent observations secondary objects are generated. Since the survey stripes overlap, there will be secondary objects for over 10% of all primary objects, and in the southern stripes there will be a multitude of secondary objects for each primary (i.e. reobservations).

    They are defined by the status flag: (PRIMARY & OK_RUN) = 0x2010.

    PhotoSecondary Secondary objects are reobservations of the same primary object.

    Índices de PhotoObjAll:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyobjID
    foreign keyField(fieldID)
    covering indexmode, cy, cx, cz, htmID, type, flags, status, ra, dec, u, g, r, i, z, rho
    covering indexhtmID, cx, cy, cz, type, mode, flags, status, ra, dec, u, g, r, i, z, rho
    covering indexhtmID, run, camcol, field, rerun, type, mode, flags, status, cx, cy, cz, g, r, rho
    covering indexfield, run, rerun, camcol, type, mode, flags, rowc, colc, ra, dec, u, g, r, i, z
    covering indexfieldID, objID, ra, dec, r, type, status, flags
    covering indexSpecObjID, cx, cy, cz, mode, type, flags, status, ra, dec, u, g, r, i, z, rho
    covering indexcx, cy, cz, htmID, mode, type, flags, status, ra, dec, u, g, r, i, z, rho
    covering indexrun, mode, type, status, flags, u, g, r, i, z, Err_u, Err_g, Err_r, Err_i, Err_z
    covering indexrun, camcol, rerun, type, mode, status, flags, ra, dec, fieldID, field, u, g, r, i, z
    covering indexrun, camcol, field, mode, parentID, q_r, q_g, u_r, u_g, isoA_r, isoB_r, fiberMag_u, fiberMag_g, fiberMag_r, fiberMag_i, fiberMag_z
    covering indexrun, camcol, type, mode, cx, cy, cz
    covering indexra, [dec], type, mode, flags, u, g, r, i, z, psfMag_u, psfMag_g, psfMag_r, psfMag_i, psfMag_z, primTarget

  2. PhotoTag - Esta é uma partição vertical da tabela PhotoObjAll e contém apenas as colunas que são mais frequentemente requeridas. Devido ao tamanho menor de cada linha da tabela, um número muito maior de linhas podem ser carregadas na memória cache de uma vez, o que torna as buscas na tabela PhotoTag muito mais rápidas do que as buscas feitas em PhotoObjAll. Sempre que possível, use a tabela PhotoTag ao invés das PhotoObjAll ou PhotoObj.
    Índices de PhotoTag:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyobjID
    foreign keyPhotoObjAll(objID)
    foreign keyField(fieldID)
    covering indexmode, cy, cx, cz, htmID, type, flags, status, ra, [dec], modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z, [size]
    covering indexhtmID, cx, cy, cz, type, mode, flags, status, ra, [dec], modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z, [size]
    covering indexfield, run, rerun, camcol, type, mode, flags, ra, [dec], modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z
    covering indexfieldID, objID, ra, [dec], modelMag_r, type, status, flags
    covering indexSpecObjID, cx, cy, cz, mode, type, flags, status, ra, [dec], modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z, [size]
    covering indexcx, cy, cz, htmID, mode, type, flags, status, ra, [dec], modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z, [size]
    covering indexrun, mode, type, status, flags, modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z, modelMagErr_u, modelMagErr_g, modelMagErr_r, modelMagErr_i, modelMagErr_z
    covering indexrun, camcol, field, rerun, type, mode, status, flags, ra, [dec], fieldID, modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z
    covering indexra, [dec], type, mode, flags, modelMag_u, modelMag_g, modelMag_r, modelMag_i, modelMag_z, psfMag_u, psfMag_g, psfMag_r, psfMag_i, psfMag_z, primTarget

  3. Segment - Esta tabela contém os parâmetros básicos associados com o "Segment", que é uma unidade de dado correspondente a uma única coluna de câmera dentro de um "chunk".
    Índices de Segment:

    Index TypeKey or Field List
    primary keysegmentID
    foreign keyChunk(chunkId)
    foreign keyStripeDefs(stripe)

  4. Field - Esta tabela contém todos os parâmetros medidos de cada imaging field (campo de imagem), juntamente com um resumo relevante da estatística e com informações astrométricas e fotométricas.
    Índices de Field:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyfieldID
    foreign keySegment(segmentID)
    covering indexfield, camcol, run, rerun
    covering indexrun, camcol, field, rerun

  5. Chunk - Um chunk (pedaço) é uma parte contígua de dados de imagem dentro de um stave (stripe para o sul). Consiste de tiras completas do Norte e Sul entre os limites superior e inferior de mu. Um chunk é composto de um conjunto de segments (segmentos), ou partes de segments, que se tocam, mas não se sobrepõe.
    Índices de Chunk:

    Index TypeKey or Field List
    primary keychunkID
    foreign keyStripeDefs(stripe)

  6. PhotoProfile - Esta tabela contém os perfis de luminosidade para os objetos fotométricos do SDSS.
    Índices de PhotoProfile:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyobjID, bin, band
    foreign keyPhotoObjAll(objID)

  7. FieldProfile - Esta tabela contém os perfis de luminosidade dos objetos de campo do SDSS.
    Índices de FieldProfile:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyfieldID, bin, band
    foreign keyField(fieldID)

  8. Neighbors (vizinhos) - objetos do SDSS dentro de 0.5 arcmins, juntamente com seus parâmetros estão guardados nesta tabela. Esteja certo de desconsiderar objetos do PhotoObj não relevantes, como secundários.
    Índices de Neighbors:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyobjID, NeighborObjID
    foreign keyPhotoObjAll(objID)

  9. Match - Esta tabela contém pares do PhotoObj (objetos primérios e secundários) de diferentes runs (observações) que provavelmente são o mesmo objeto. De fato, esta tabela guarda múltiplas observações para cada objeto.
    Índices de Match:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyobjID1, objID2
    foreign keyPhotoObjAll(objID)
    foreign keyMatchHead(objid)
    covering indexmatchHead
    covering indexobjID2
    covering indexobjID2
    covering indexobjID2

  10. MatchHead - Esta tabela guarda o objeto canônico para cada grupo da tabela Match, juntamente com estatísticas do grupo. As observações para um objeto (visualizadas na tabela Match) formam um grupo denominado pelo objID mínimo no grupo. MatchHead possui informações resumidas sobre o grupo, com chave dada pelo objID.
    Índices de MatchHead:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyobjID
    foreign keyPhotoObjAll(objID)

  11. First, Rosat and Usno - Estas tabelas contêm objetos correspondentes entre o SDSS e os surveys FIRST, ROSAT e USNO.

Tabelas de Dados Spectro/Tiling

  1. PlateX - Esta tabela contém os dados exportados de uma dada placa utilizada para observações espectroscópicas. Cada placa possui 640 espectros observados e, portanto, 640 entradas correspondentes em SpecObjAll.
    Índices de PlateX:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyplateID
    foreign keyTileAll(tile)
    covering indexhtmID, ra, dec, cx, cy, cz

  2. SpecObjAll - Esta é a tabela base que contém TODAS as informações espectroscópicas, incluindo muitos dados duplicados e ruins. Utilize a visualização (view) SpecObj (abaixo), que possui dados propriamente filtrados.
    Visualizações de SpecObjAll:

    View NameContentsDescription
    SpecObj A view of Spectro objects that just has the clean spectra. The view excludes QA and Sky and duplicates. Use this as the main way to access the spectro objects.

    Índices de SpecObjAll:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyspecObjID
    foreign keyPlateX(plateID)
    covering indexhtmID, ra, dec, cx, cy, cz, sciencePrimary
    covering indexBestObjID, objType, objTypeName, sciencePrimary, specClass, htmID, ra, dec, fiberMag_u, fiberMag_g, fiberMag_r, fiberMag_i, fiberMag_z
    covering indexspecClass, zStatus, zWarning, z, sciencePrimary, primTarget, secTarget, plateId, bestObjID, targetObjId, htmID, ra, dec
    covering indextargetObjID, objType, objTypeName, sciencePrimary, specClass, htmID, ra, dec, fiberMag_u, fiberMag_g, fiberMag_r, fiberMag_i, fiberMag_z
    covering indexra, [dec], specClass, plate, tile, z, zErr, zConf, fiberMag_r, primTarget, sciencePrimary, plateID, bestObjID

  3. SpecLineAll - Um compêndio de todas as linhas espectrais encontradas em todos os objetos espectroscópicos da tabela SpecObjAll. Contém todos os parâmetros medidos para cada linha espectral. A visualização SpecLine desta tabela contém apenas as linhas que foram medidas.
    Visualizações de SpecLineAll:

    View NameContentsDescription
    SpecLine A view of SpecLines objects that have been measured The view excludes those SpecLine objects which have category=1, thus they have not been measured. This is the view you should use to access the SpecLine data.

    Índices de SpecLineAll:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyspecLineID
    foreign keySpecObjAll(specObjID)
    covering unique indexspecobjID, specLineID

  4. SpecLineIndex - Índices pré-computados de linhas espectrais. São combinações de intensidades de linhas espectrais usadas para se determinar diversas propriedades de galáxias, como idade e metalicidade.
    Visualizações de SpecLineIndex:
    None found
    Índices de SpecLineIndex:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyspecLineIndexID
    foreign keySpecObjAll(specObjID)
    covering unique indexspecobjID, speclineindexID

  5. TileAll - Contém informações sobre tiles (partes) individuais do céu.
    Visualizações de TileAll:

    View NameContentsDescription
    Tile A view of TileAll that have untiled=0 The view excludes those Tiles that have been untiled.

    Índices de TileAll:

    Index TypeKey or Field List
    primary keytile
    foreign keyTilingRun(tileRun)
    covering unique indextileRun, tile
    covering indexhtmID, racen, deccen, cx, cy, cz

  6. TiledTargetAll - Esta tabela guarda informações que permitem dizer por que um Target (alvo) foi assinalado para um dado Tile.
    Visualizações de TiledTargetAll:

    View NameContentsDescription
    TiledTarget A view of TiledTargetAll objects that have untiled = 0 The view excludes those TiledTarget objects that have been untiled.

    Índices de TiledTargetAll:

    Index TypeKey or Field List
    primary keytargetID, tile
    foreign keyTileAll(tile)
    covering unique indextile, targetID
    covering indexhtmID, ra, dec, cx, cy, cz, objtype
    covering unique indexobjType, targetID, tile

  7. TilingGeometry - Esta tabela contém informações geométricas sobre rgiões de "tiling" (seções de mapeamento), incluindo bordas. A visualização TileBoundary fornece as bordas.
    Visualizações de TilingGeometry:

    View NameContentsDescription
    TilingBoundary A view of TilingGeometry objects that have isMask = 0 The view excludes those TilingGeometry objects that have isMask = 1. See also TilingMask.
    TilingMask A view of TilingGeometry objects that have isMask = 1 The view excludes those TilingGeometry objects that have isMask = 0. See also TilingBoundary.

    Índices de TilingGeometry:

    Index TypeKey or Field List
    primary keytilingGeometryID
    foreign keyTilingRun(tileRun)
    foreign keyStripeDefs(stripe)

  8. TilingRun - Contém informações básicas sobre cada run do software de tiling.
  9. TilingInfo - Contém informações sobre o que aconteceu com um Target (alvo) no run do software de tiling.

Metadados e Outras Tabelas

  1. DBObjects - Uma tabela de documentação gerada automaticamente que contém uma descrição de cada objeto (tabela, visualização, função, procedimentos) do banco de dados.
  2. DBViewCols - Uma tabela gerada automaticamente que contém uma descrição de cada coluna das tabelas do banco de dados.
  3. DBColumns - Uma tabela gerada automaticamente que contém uma descrição de cada coluna das visualizações do banco de dados.
  4. SpecPhotoAll - Os parâmetros espectroscópicos e fotométricos combinados para os objetos do SpecObjAll. Esta é uma junção pré-computada entre as tabelas PhotoObjAll e SpecObjAll. Os atributos fotométricos incluídos são praticamente os mesmos do PhotoTag. A tabela também contém certos atributos da tabela Tile.
    Visualizações de SpecPhotoAll:

    View NameContentsDescription
    SpecPhoto A view of joined Spectro and Photo objects that have the clean spectra. The view includes only those pairs where the SpecObj is a sciencePrimary, and the BEST PhotoObj is a PRIMARY (mode=1).

    Índices de SpecPhotoAll:

    Index TypeKey or Field List
    primary keyspecObjID
    foreign keySpecObjAll(specObjID)
    covering indexobjID, sciencePrimary, specClass, z, targetObjid, targetId
    covering indextargetObjID, sciencePrimary, specClass, z, objid, targetId
    covering indextargetID, sciencePrimary, specClass, z, objid, targetObjId

Acessando os dados do CAS

O CAS utiliza o banco de dados Microsoft SQL Server para armazenar e disponibilizar dados. Os usuários podem acessar estes dados através de vários métodos.

Busca Simples: Retangular Radial    
Interfaces SQL: Página da Internet sdssQA Emacs Command Line
CasJobs
Upload de Listas: CrossID SpecList   
Visualização: Finding Chart Listas de Imagens Navegador Explorador
  1. O SkyServer. Fornece uma variedade de métodos para se obter os dados:
    1. Busca Radial. Permite entrar com uma coordenada central, raio e restrições nas cinco magnitudes simplificadas (ugriz). Esta busca retorna APENAS coordenadas, tipo, magnitudes simplificadas com erros e id dos objetos, assim como os parâmetros necessários para se obter dados do DAS (run/rerun/camcol/ field/obj).
    2. Busca Retangular. Idêntica à busca radial, exceto que o usuário especifica valores mínimo e máximo para as coordenadas RA e Dec.
    3. Formulário SQL. Usuários podem definir "queries" com Structured Query Language (SQL) em um formulário, e a busca será executada. A duração da busca é limitada em ??? horas ou ??? linhas. Este tipo de busca permite selecionar vários atributos, combinar buscas fotométricas e espectroscópicas, e aplicar restrições complexas. Usuários que não conhecem SQL podem ler a ajuda a SQL e a descrição do modelo de dados e os parâmetros armazenados nas diversas tabelas.
    4. CrossID. Usuários podem inserir (fazer um upload) uma lista de objetos com nomes e coordenadas, e obter o objeto (ou objetos) mais perto da base de dados do SDSS para cada objeto da lista de entrada. O raio de correspondência é ajustável a até 3 arcminutos e os usuários podem escolher os parâmetros de saída que quiserem para cada objeto encontrado. A lista de entrada é limitada em 1000 objetos e a saída em 10000 objetos.
    5. SpecList. Esta página executa identificações cruzadas dos objetos espectroscópicos do SDSS com uma lista definida pelo usuário contendo valores de (plate, mjd, fiber). Para evitar congestionamento no servidor, a lista é limitada em 1000 objetos, com um tamanho de 80KB.
    Além disso, o SkyServer fornece uma ferramenta chamada Navegador Schema, com a qual usuários podem dar uma olhada nas diversas tabelas (tables), visualizações (views) e funções (functions) disponíveis para buscas SQL, assim como as colunas correspondentes. Todas as interfaces do SkyServer permitem que os dados sejam retornados nos formatos HTML, XML ou CSV (comma separated variable - variáveis separadas por vírgulas).
  2. O SDSS Query Analyzer (sdssQA). Esta é uma aplicação independente em Java, que pode ser obtida por download, a qual permite submeter buscas SQL ao banco de dados. Também inclui uma versão do Navegador Schema e uma variedade de exemplos de buscas. Com o sdssQA você pode abrir múltiplas conexões ao banco de dados, rodar múltiplas buscas e salvar os arquivos de saída no seu disco local. Usuários que quiserem rodar buscas SQL complexas podem utilizar esta ferramenta. O sdssQA pode ser obtido por download desta página. A documentação para utilizar o sdssQA também está disponível. Usuários devem ler nossa ajuda a SQL, as descrições do modelo de dados e os parâmetros armazenados nas diversas tabelas.
  3. Interface Emacs. Esta interface, desenvolvida por Robert Lupton, que pode ser obtida por download aqui. Robert tem fornecido exemplos de buscas, e há documentação adicional disponível para esta ferramenta. Nossa ajuda a SQL, as descrições do modelo de dados e os parâmetros armazenados nas diversas tabelas também são aplicáveis.
  4. sqlcl Interface de command line (linha de comando). Uma interface direta de linha de comando escrita em Python por Tamas Budavari. A ferramenta pode ser obtida por download, juntamente com a ajuda, na página da sqlcl.
  5. CasJobs batch query service. CasJobs permite submeter queries e recuperar os resultados em uma outra hora. É um Web Service desenvolvido por Wil O'Mullane e Nolan Li. CasJobs permite submeter buscas ilimitadas e salvar os resultados nos seu próprio banco de dados no servidor chamado MyDB. O guia de usuário e o FAQ estão disponíveis (em inglês) na página do CasJobs.

Além dessas ferramentas de acesso ao banco de dados, desenvolvemos algumas interfaces simples para obter imagens coloridas em JPG para listas de objetos, com informações opcionais de dados do catálogo, finding charts e uma ferramenta de navegação que permite se mover ao longo de uma região do céu, como um mapa interativo:

  1. Finding Chart. Retorna uma única imagem JPEG centrada em (ra,dec). Esta ferramenta permite alterar a escala da imagem, além de informações adicionais sobrepostas na imagem.
  2. Cutout Service (Serviço de Recortes). Usuários podem entrar com uma lista com até 1000 objetos e obter pequenos recortes de imagens para cada objeto, 100 por página. Informações sobrepostas também estão disponíveis.
  3. Navegador. Exibe um JPEG de uma área do céu, permitindo ao usuário definir o zoom e se mover pelo céu. Informações sobrepostas estão disponíveis.
  4. Explorador de Objeto. Permite encontrar objetos individuais, tanto com base nos IDs quanto por posição no céu. A página apresenta um resumo conciso de todas as informações relevantes sobre o objeto e possui links para todas as informações adicionais, como vizinhos, fields (campos), objeto espectroscópico, placas espectrais (plates), identificações cruzadas de outros "surveys" e redshifts fotométricos de galáxias Também são fornecidos links para os dados disponíveis como tabelas FIT, em binário, incluindo corrected frames (imagens corrigidas), bit-masks, binned sky, as imagens de atlas e os espectros.